FAVA PRETA
As favas rajadas vermelhas são da mesma família do feijão, costumam ser preparadas como feijão. Esses grãos achatados, grandalhões, coloridos, de estampas únicas, têm, de fato, parentesco com o feijão.
Deixá-las de molho é um recurso para conseguir uma textura homogênea. Ao contrário do feijão, a maioria das favas não engrossa o caldo naturalmente. Se a intenção for essa, amasse-as um pouco ou cozinhe-as até desmancharem. Mas, depois de cozidas, essas favas ficam extremamente cremosas, com textura aveludada e um leve amargor.
Por seu sabor delicado, combinam perfeitamente com carnes fortes e salgadas. A maior prova disso é a favada, cozido reforçado com carne e gordura de porco e embutidos defumados. No Mocotó Tem mais sabor e cremosidade. E dá caldo sim, sem desmanchar.
Embora a base da favada seja sempre a mesma os pratos variam de acordo com os acompanhamentos. Pode ser servida como aperitivo ou prato principal com carne de sol, cupim, guisado de bode, galinha cabidela... E pode vir até com picanha ou peixe frito.